top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeônidas silva

Configuração de um túnel TE em Cisco

Configuração de engenharia de trafego de rede, aplicação de um túnel TE!





A engenharia de tráfego facilita as operações de rede IP confiáveis e eficientes, otimizando o uso dos recursos e o desempenho da rede. Esse processo é fundamental nas redes em que há vários caminhos alternativos ou paralelos disponíveis.

Engenharia de trafego MPLS A rede MPLS (Multiprotocol Label Swithcing Traffic Engineering) é uma ferramenta tecnológica criada para solucionar o problema de roteamento que suportado pelo protocolo IP. Em outras palavras, as redes MPLS resolvem os problemas de engenharia de tráfego decorrente dos roteamentos tradicionais IP ou ATM.


A engenharia de tráfego reduz os custos gerais operacionais, por meio da utilização eficiente dos recursos de rede. Isso inclui gastos com equipamentos, interfaces e outros componentes.

A engenharia de tráfego é aplicada para atender as necessidades das empresas em relação às suas redes. Em alguns casos, parte das redes ficam congestionadas ou super utilizadas. Em outros, as redes continuam sem movimentação ou sub utilizadas. A engenharia de tráfego garante um caminho mais apropriado para todo ou parte do tráfego de rede. Além disso, permite que mecanismos de proteção sejam implementados para evitar falhas na rede.

Há várias maneiras de implementar a engenharia de tráfego na rede da sua empresa. As principais são:

  • Técnicas de controle de congestionamento;

  • Ampliação da capacidade dos circuitos;

  • Modificação das métricas dos protocolos de roteamento;

  • Implantação de tecnologia como o MPLS.


Requisitos das redes MPLS


Para adotar a tecnologia MPLS na engenharia de tráfego, é fundamental vários requisitos para que essa implementação tenha sucesso. Os principais são:

  1. Projeto de uma infraestrutura modular, hierárquica;

  2. Matriz de tráfego detalhada;

  3. MPLS label Switching;

  4. Plano de endereçamento IP mais adequado;

  5. Protocolo para alocar e distribuir labels;

  6. Protocolo de roteamento IP que sejam suportados (OSPF e ISIS).


A engenharia de tráfego em redes MPLS garantem maior tempo e confiabilidade das tarefas realizadas em rede. Ela é capaz de recuperar diversos gargalos, incluindo o congestionamento da rede, por meio de mecanismos apropriados. Outro benefício é a sua flexibilidade na implantação. Muitas empresas que possuem filiais em diferentes cidades e países se aproveitam dessa característica para combinar diferentes conexões.


https://everestridge.com.br/2020/10/13/como-aplicar-engenharia-de-trafego-em-redes-mpls/

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page